/ Políticas & Finanças

Rússia x Ucrânia vira Rússia x EUA - e bolsas terminam semana no negativo

Data marcada para invasão vira queda de braço no melhor estilo guerra fria. Danos no mercado foram localizados

Passou uma semana da guerra que tinha data para começar. Não rolou (ainda, dirão os mais pessimistas). O fato é que para o mercado financeiro isso não importa. O medo já é o bastante para fazer com que investidores saiam vendendo ações para colocar uma grana no bolso. Resultado: as bolsas caem.

No balanço da semana, o S&P 500 recuou 1,6%, e o Nasdaq -1,8%. Nada muito caótico para os padrões americanos de 2022, em que os índices americanos já registraram quedas superiores a 5%.

Na sexta passada, os Estados Unidos disseram que a Rússia invadiria a Ucrânia nesta semana. Guerras não respeitam o horário comercial, é verdade, de modo que para a previsão americana se confirmar, restam pouco mais de 24h depois que esse texto for publicado.

E nesta sexta, o medo cresceu. Depois de a Rússia ter dito que começaria a retirar parte das tropas da fronteira, os EUA anunciaram que o contrário estava acontecendo. Há mais soldados cercando a Ucrânia. Para piorar, a Rússia estaria financiando grupos separatistas na Ucrânia, alimentando o conflito interno no país.

O fato é que o mercado financeiro passou a semana se preparando para o pior. Um dos danos de um conflito seria a redução da oferta de petróleo, por causa de um eventual embargo ocidental aos russos como retaliação. Um segundo efeito seria a alta da inflação. Além da disparada da commodity, outros produtos poderiam encarecer por interrupção nas entregas causadas por um conflito.

Olhando em retrospecto, o balanço da semana não foi tão desastroso assim. Hoje o petróleo subiu 0,61%, mas na semana ele registrou a primeira baixa desde o começo do ano. Claro que a base de comparação é injusta, já que na sexta passada ele subiu mais de 3%. Mas outro motivo para a queda é que, enquanto os EUA alimentam o conflito russo anunciando a aproximação e anunciando a data do início do conflito, no melhor estilo guerra fria, eles também negociam um acordo com o Irã, na esperança de liberar o embargo imposto ao país e recolocar a produção iraniana no mercado internacional.

Uma coisa é certa: essa novela está longe de acabar.

Fonte Revista Você S/A